terça-feira, 19 de junho de 2012

São Gervásio e São Protásio

19/06 - Entre os muitos méritos de Santo Ambrósio, o grande Bispo de Milão, foi a exaltação e devoção de alguns mártires que ele encontrou por toda sua diocese. Construída no século I, a pastoral de Ambrósio parecia ainda abrigar muitos corpos, ocultos, de mártires das perseguições dos séculos precedentes.

Muito célebre se tornou a exumação dos mártires Gervásio e Protásio, depois de uma visão que Ambrósio teve na qual lhe foi indicado o lugar de suas sepulturas. Ambos foram encontrados em 18 de junho de 386, quando suas lembranças já estavam se perdendo entre os fiéis.

Ambrósio contou inclusive com o crédito de seu contemporâneo amigo Agostinho, o Bispo de Hipona, que neste período estava em Milão. No seu livro: "Confissões", Agostinho escreveu: "citado bispo teve uma revelação em visão sobre o lugar onde jaziam os corpos dos mártires Protásio e Gervásio, os quais por muitos anos haviam estado repousando incorruptos, para se apresentarem na hora oportuna e refrear a raiva de uma senhora real".

Ele se referia a imperatriz Justina que, apoiada por quase toda a corte romana, pretendia transferir Ambrósio para entregar a Diocese aos hereges arianos. Mas teve que desistir, pois a comoção popular foi imensa com o traslado destas relíquias, no dia seguinte, feita pelo Bispo em intenção litúrgica, a exemplo das cerimônias de traslado litúrgico orientais.

O acontecimento foi inacreditável, arrebatando uma multidão de fiéis, ocorrendo inúmeros milagres e graças. Os dois Santos tiveram logo uma notável popularidade. Inclusive propiciou um grande impulso em todo o mundo cristão do Ocidente, assinalando uma reviravolta decisiva na história da veneração e do culto aos Santos e as suas relíquias para toda a Igreja.

A tradição nos narra que Gervásio e Protásio eram gêmeos e os únicos filhos de Vidal e Valéria, cidadãos da nobreza de Milão. Pais e filhos haviam sido convertidos pelo bispo São Caio. Em vista disto mandaram construir a igreja de Milão, em 63. Mas depois Vidal e Valéria foram mortos testemunhando a fé, durante o governo do imperador Nero, em 68.

Órfãos dos pais, os dois irmãos venderam todos os bens, entregaram o que arrecadaram ao Bispo, para terminar a construção da igreja e distribuir aos pobres e se recolheram numa pequena casa afastada onde passaram dez anos em orações e penitências. Denunciados como cristãos foram torturados lentamente, e depois assassinados. Gervásio morreu sob os golpes dos chicotes e Protásio, além disto, foi decapitado.

Os irmãos gêmeos Gervásio e Protásio, Santos mártires, recebem a veneração litúrgica em 19 de junho, mesmo dia em que suas relíquias foram transferidas para igreja de Milão, aquela construída por sua família. Em 1874, as relíquias de ambos foram transferidas e colocadas ao lado da sepultura de Santo Ambrósio, na igreja à ele dedicada, também em Milão, Itália.



Nenhum comentário:

Postar um comentário