sexta-feira, 15 de junho de 2012

Beato Luís Palazzolo

15/06 - Em 22 de maio de 1963 quando o Papa João XXIII proclamou bem-aventurado Luís Palazzolo apresentou suas virtudes: “modelo de santidade sacerdotal, de obediência, de pobreza, de humildade, amor à Igreja se doando totalmente ao povo cristão, sua ativa e operosa caridade que se tornou visível nas inúmeras obras assistenciais”.

Luís Palazzolo nasceu em Bérgamo, na Itália em 1827, ficando órfão de pai com apenas 8 anos, recebeu de sua mãe uma educação aprimorada.

Jovem de boa inteligência e discreta condições econômica sentiu a solicitação de seguir uma profissão rendosa e honrada. Mas a voz de Deus foi mais forte. Terminados os estudos clássicos entrou no seminário diocesano e ordenou-se sacerdote com 23 anos de idade.

Seu pensamento sobre o sacerdote era: o padre é o homem de Deus e do povo, que comunga com os seus anseios, orientando-o para Cristo. O padre deve amar e dar afeto especial aos pobres assim como fez Jesus. Os jovens hão de ver no pobre os sinais da credibilidade da religião que ele representa, para assim seguir um ideal de acordo com a mensagem de Cristo.

Por tudo isso sua tarefa era a educação cristã da juventude nos bairros mais povoados e pobres da cidade de Bérgamo.

Seguia o pensamento de São João Bosco: recolheu os rapazes vadios para alfabetiza-los, catequiza-los e dar-lhes uma orientação profissional.

Essa tarefa tão delicada exigia de Luís um amor de pai, o que ele exerceu no pleno sentido da palavra, para milhares de crianças e jovens.

Nessa época a região de Bérgamo e quase toda Itália passsavam por um péssimo período, com guerras devido a dominação austríaca e com a peste, matando quase 15% da população.

Luís Palazzolo colocou à disposição sua herança familiar, a fim de fundar escolas, orfanatos e aliviar um pouco a miséria do povo sofrido.

Unindo-se ao Pe. Luís muitas vocações foram brotando tendo início uma instituição de religiosas dedicadas a obras assistenciais nos orfanatos, hospitais, asilos e escolas.

A instituição do Pe. Luís tomou o nome de Irmãs dos Pobres” e até hoje exercem caridade em muitas nações inclusive na África.

Desgastado de suas forças pelas múltiplas obras Luis Palazzolo faleceu em 15 de junho de 1889 com 50 anos de idade.

Fonte: www.amcparoquiasaojoaobatista.com.br por Regina Céli Pinhata Novelini























Nenhum comentário:

Postar um comentário