sábado, 30 de junho de 2012

São Marçal


30/06 - São Marçal foi bispo de Limoges, França, no século III da era cristã. Não há informações precisas sobre sua origem, data de nascimento ou morte - nem tampouco sobre os atos praticados em seu bispado.

Sabe-se com certeza apenas que, durante o consulado de Décio e de Grato, sete bispos foram enviados de Roma para a Gália para pregar o Evangelho. Gatien seguiu para Tours, Trofimo para Arles, Paulo para Narbonne, Saturnino para Toulouse, Denis para Paris, Austromoine para Clermont e Marçal para Limoges. Como sempre se fazia acompanhar por dois padres trazidos por ele do Oriente, cogita-se que Marçal também tenha vindo de lá. De qualquer sorte, o fato é que ele foi bem-sucedido na conversão dos moradores de Limoges, onde tornou-se uma figura venerada.

A imaginação popular, tão propensa a criar lendas e fantasias, logo transformou São Marçal em um apóstolo do século I, enviado à Gália pelo próprio São Pedro. Ali, ele teria evangelizado não apenas a província de Limoges, mas toda a Aquitânia. Ainda segundo as lendas, São Marçal fez muitos milagres, como o de trazer um morto de volta à vida ao tocá-lo com uma vara dado por São Pedro.

Em 'A Vida de São Marçal', obra atribuída ao Bispo Aureliano, seu sucessor, mas na verdade um trabalho escrito no século XI, todas as lendas criadas em torno da vida do santo ganharam uma ampla divulgação junto à cristandade, tendo acrescentando ainda outras, tais como a de que ele teria nascido na Palestina e sido um dos setenta e dois discípulos de Cristo, que estava presente na Santa Ceia e assistido à ressureição de Lázaro, que foi batizado pelo próprio São Pedro etc.

Atualmente, já está provado que a honra devida a São Marçal não se deve à lenda de que ele teria sido um dos setenta e dois discípulos de Cristo, mas sim por ter sido o primeiro pregador da fé cristã em Limoges - e nada além disso. Buissas, Bispo de Limoges, fez uma petição à Santa Sé em 1853 para que São Marçal não fosse privado das honras recebidas a tanto tempo. Pio IX, em seu decreto de 08 de maio de 1854, recusou-se a dar a São Marçal o título de discípulo de Cristo, afirmando ainda que apenas a sua veneração era muito antiga. Existem duas epístolas na Biblioteca de Patrum atribuídas a São Marçal, mas ambas são consideradas apócrifas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário