quinta-feira, 16 de junho de 2011

Santa Lutgarda



16/06 - Nasceu em Tongres - Holanda no ano de 1182. Morreu aos 64 anos de idade, no dia 16 de junho de 1246, no convento de Aswieres.



Uma das místicas mais notáveis dos séculos doze e treze. Aos doze anos foi recomendada às monjas beneditinas do convento de Santa Catarina. Teve a graça de compartilhar, misticamente, o sofrimento de Nosso Salvador, quando meditava sobre Sua Paixão; nessas ocasiões, apareciam sobre sua fronte pequenas gotas de sangue. Sentia como próprias as dores dos seres humanos.



Fazia doze anos que Lutgarda vivia na convento de Santa Catarina, quando sentiu chamada a prosseguir as regras mais estritas dos cistercienses. Decidiu entrar à casa do Cister em Aywieres. Deus lhe concedeu poderes para curar enfermidades, para profetizar e conhecer, o significado das Sagradas Escrituras.



Onze anos antes de morrer perdeu a visão, assumiu esta dor com alegria, entendendo-a como uma graça de Deus para desprendê-la mais do mundo visível. A Beata Maria de Oignies assegurava que nada havia tão eficaz para conseguir a conversão dos pecadores e a libertação das almas do purgatório, como as orações de Santa Lutgarda.



Faleceu a noite anterior à festa da Santíssima Trindade, precisamente quando começava o ofício noturno para o domingo.



Um comentário:

  1. q nós possamos ter como inspiração a vida desta santa, de um modo especial para q possamos nos libertar das coisas temporais deste mundo q aparenta conduzir-nos porém não preenchem o vazio de nossas almas cujo e somente pode ser preenchido pela SANTÍSSIMA TRINDADE.

    ResponderExcluir