sexta-feira, 13 de julho de 2012

Santo Henrique

13/07 - Muitos acusam a Idade Média como um "tempo de trevas" na História, e não tem como não pensar isto se não abrirmos os olhos e olharmos para o alto, pois neste lugar é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros santos e santas. Henrique faz parte deste "lustre", pois viveram - ele e sua esposa Santa Cunegundes - uma perfeita harmonia de afetos, projetos e ideais de santidade.
Henrique, primogênito do duque da Baviera, nasceu num belíssimo castelo às margens do rio Danúbio, em 973, e recebeu o mesmo nome do seu pai. Veio ao mundo para reinar, desfrutando de todos os títulos e benesses que uma corte imperial pode proporcionar ao seu futuro soberano, com os luxos e diversões em abundância. Por isto, foi uma grata surpresa para os súditos verem que o jovem se resguardou da perdição pela esmerada criação, dada por sua mãe.

Seu pai, antes conhecido como "o briguento", abriu seu coração à orientação da esposa, católica fervorosa, que anos depois seu apelido foi mudado para "o pacífico". Assim, seus filhos receberam educação correta e religiosamente conduzida nos ensinamentos de Cristo. Um dos irmãos de Henrique, Bruno, foi o primeiro a abandonar o conforto da corte para se tornar padre e, depois, Bispo de Augusta. Das irmãs, Brígida se fez monja e Gisela, Beata da Igreja, foi mulher do rei Estevão da Hungria, também um Santo.

O príncipe Henrique, na idade indicada, foi confiado ao Bispo de Ratisbona, São Wolfgang, e com ele se formou cultural e espiritualmente. A tradição germânica diz que uma noite Henrique sonhou com o seu falecido diretor espiritual, São Wolfgang. Este teria escrito na parede do quarto do príncipe: "entre seis". Henrique julgou que morreria dali a seis dias, o que não ocorreu. Depois, achou que a morte o alcançaria dali a seis meses. Isso também não aconteceu. Mas, seis anos após o sonho, ele assumiu o trono do Sacro Império Romano Germânico, coroado pelo Papa Bento VIII, quando da morte de seu pai.

Henrique II não poderia ter comandado o povo com mais sabedoria, humildade e cristandade do que já tinha. Promoveu a reforma do clero e dos mosteiros. Regeu a população com justiça, bondade e caridade, freqüentando com ela a Santa Missa e a Eucaristia. Convocou e presidiu os Concílios de Frankfurt e Bamberg. Realizou ainda muitas outras obras assistenciais e sociais. Modelo de governante católico, empenhou-se na propagação da Fé, tendo papel de grande importância para a conversão de seu cunhado Santo Estêvão, rei da Hungria. Procurou restaurar, conforme a espiritualidade de Cluny, o espírito monástico então decadente, sendo nesse ponto aconselhado por Santo Odilon, abade de Cluny.

Ao mesmo tempo em que defendia o povo e a burguesia contra os excessos de poder dos orgulhosos fidalgos, estabeleceu a paz com Roberto, rei da França. Com o fim da guerra, reconstruiu templos e mosteiros, destinando-lhes generosas contribuições para que se desenvolvessem e progredissem. Enfim, ao lado da esposa Cunegundes, agora Santa, concedeu à população incontáveis benefícios sociais e assistenciais, amparando os mais necessitados e doentes. O casal chegou a fazer voto eterno de castidade, para que, com mais firmeza de espírito, pudessem se dedicar apenas a fazer o bem ao próximo. Por sua insistência, o papa Bento VIII prescreveu o uso do Credo Niceno-Constantinopolitano aos domingos na missa em 1014.

Henrique II morreu em 13 de julho de 1024 e foi sepultado em Bamberg. Foi canonizado em 1152, pelo Papa Eugênio III. Talvez, o rei Santo Henrique II seja um dos santos mais queridos da Alemanha, ao lado de sua esposa.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

São João Gualberto




12/07 - João Gualberto, segundo filho dos Visdonini, nasceu no ano de 995 em Florença. Foi educado num dos castelos dos pais, Gualberto e dona Villa, nobres e cristãos. A mãe cuidou do ensino no seguimento de Cristo. O pai os fez perfeitos cavaleiros, hábeis nas palavras e nas armas, para administrar e defender o patrimônio e a honra da família.

Mas a harmonia acabou quando o primogênito da família foi assassinado. Buscando vingar o irmão, João Gualberto saía armado e com seus homens à procura do inimigo. Na Sexta-Feira Santa de 1028, ele o encontrou vagando solitário, numa das estradas desertas da cidade. João Gualberto empunhou imediatamente sua espada, mas o adversário, desarmado, abriu os braços e caiu de joelhos implorando perdão e clemência em nome de Jesus.

Contam os biógrafos que, ouvido seu pedido em nome do Senhor, João Gualberto jogou a espada, desceu do cavalo e abraçou fraternalmente o inimigo. No mesmo instante, foi à igreja de São Miniato, onde, aos pés do altar, ajoelhou-se diante do crucifixo de Jesus. Diz a tradição que a cruz do Cristo se inclinou sobre ele, em sinal de aprovação pelo seu ato. E foi ali que João Gualberto ouviu o chamado: "Vem e segue-me". Depois desse prodígio, ocorrido na presença de muitos fiéis, uma grande paz invadiu sua alma e ele abandonou tudo para ingressar no mosteiro beneditino da cidade.

Nos anos seguintes, João Gualberto tornou-se um humilde monge, exemplar na disciplina às Regras, no estudo, na oração, na penitência e na caridade. Só então aprendeu a ler e a escrever, pois para um nobre de sua época o mais importante era saber manusear bem a espada. Adquiriu o dom da profecia e dos milagres, sendo muito considerado por todos. Em 1035, com a morte do abade, ele foi eleito por unanimidade o sucessor, mas renunciou de imediato quando soube que o monge tesoureiro havia subornado o bispo de Florença para escolhê-lo como o novo abade.

Indignado, passou a denunciá-los e combate-los, auxiliado por alguns monges. Mas as ameaças eram tantas que decidiu sair do mosteiro.

João Gualberto foi para a floresta dos montes Apeninos, numa pequena casa rústica encontrada na montanha Vallombrosa, sobre o verde Vale do Arno, seguido por alguns monges. O local começou a receber inúmeros jovens em busca de orientação espiritual, graças à fama de sua santidade. Foi assim que surgiu um novo mosteiro e uma nova congregação religiosa, para a qual João Gualberto quis manter as Regras dos monges beneditinos.

No início, o papa aceitou com reserva a nova comunidade, mas depois a Ordem dos Monges Beneditinos de Vallombrosa obteve aprovação canônica. Dali os missionários, regidos pelas Regras da Ordem Beneditina reformada, se espalharam para evangelizar, primeiro em Florença, depois em várias outras cidades da Itália.

Seguindo com rigor a disciplina e austeridade às Regras da Ordem, João Gualberto implantou no Vale de Vallombrosa um centro tão avançado e respeitado de estudos que a própria Igreja enviava para lá seus padres e bispos para aprofundarem seus conhecimentos. Todos oravam e trabalhavam a terra, replantando os bosques do Vale e plantando o alimento do mosteiro, por isso são considerados precursores da agricultura auto-sustentável.

Considerado herói do perdão, João Gualberto fundou outros mosteiros, inclusive o de Passignano, na Umbria, onde morreu no dia 12 de julho de 1073. Nos séculos seguintes, esses monges se especializaram em botânica, tanto assim que foram convidados para fundar a cátedra de botânica na célebre Universidade de Pavia. Enquanto isto, as de Pádua, de Roma e de Londres buscavam naqueles mosteiros os seus mais capacitados mestres no assunto.

Canonizado em 1193, são João Gualberto foi declarado Padroeiro dos Florestais, pelo papa Pio XII, em 1951.


Fonte: www.diocesedeanapolis.org.br

quarta-feira, 11 de julho de 2012

São Bento de Núrsia

11/07 - São Bento de Núrsia (c. 480 – 547), nascido em Nursia (Norcia), na Itália, foi o fundador do monaquismo ocidental. Muitas desses monásticos homens e mulheres pertencem a uma ordem cristã religiosa nomeada em sua honra, a Ordem de São Bento.

A única autêntica vida de Bento de Núrsia que está contido no segundo livro Diálogos de São Gregório (papa). Trata-se de um caráter mais do que um esboço biográfico e consiste, na sua maior parte, de uma série de incidentes milagrosos, que, se bem que ilustram a vida do santo, dar uma pequena ajuda no sentido cronológico referente à sua carreira. Tudo que São Gregório relata, foram dados repassados (contados) de seus próprios discípulos, viz. Constantinus, que sucedeu-lhe como Abade de Monte Cassino; e Honoratus, que foi Abade de Subiaco quando São Gregório escreveu seus Diálogos.

São Bento era filho de um nobre romano de Núrsia, e a tradição aceita ser ele irmão gêmeo de sua irmã Escolástica. As narrativas de São Gregório nos torna impossível imaginar que ele começou antes dos dezenove ou vinte anos.Ele era velho o suficiente para ser, no meio de seus estudos literários, para compreender do verdadeiro significado e valor da conduta libertina licenciosa e de vida de sua palavra * * desaparecidas, e que tenham sido profundamente afetada por si próprio o amor de uma mulher (ibid. II, 2). Ele foi capaz de pesar todas estas coisas, em comparação com a vida ensinada nos Evangelhos, e optou por esta última. Ele estava no início de sua vida, e tinha à sua disposição os meios necessários para ter uma carreira como um nobre romano; claramente que ele não era uma criança. Se aceitarmos a data de seu nascimento 480, podemos fixar a data do seu abandono de seus estudos e a saida de casa por volta de ano 500 da nossa era.

Bento não parece ter deixado Roma com o objetivo de se tornar um eremita, mas apenas para encontrar algum lugar longe da vida da cidade grande; além disso, ele tinha seu velho enfermeiro que era como um servo e eles se instalaram e passaram a viver em Enfide, perto de uma igreja dedicada a São Pedro, em um tipo de associação na compania de homens virtuosos que estavam em solidariedade com seus sentimentos e seus pontos de vista. Enfide, que a tradição de Subiaco identifica com a moderna Affile, está nas montanhas Simbrucini, cerca de quarenta quilômetros de Roma e dois de Subíaco.

A curta distância de Enfide é a entrada para um estreito, sombrio vale, penetrando as montanhas e conduzindo diretamente à Subiaco. Atravessando o Anio e virando à direita, os passos se elevam ao longo da face esquerda da ravina (escavação ou barranco aberto por enxurrada) , e logo chega no local da chácara de Nero e da enorme toupeira que forma a extremidade inferior do meio do lago; em todo o vale existem ruínas de banhos romanos, dos quais alguns grandes arcos e apartadas massas de parede ainda se encontram em pé. A subida da toupeira após vinte cinco arcos baixos, as bases do que ainda pode até mesmo ser rastreados, ficava uma ponte que ligava a chácara para os banhos, ao abrigo do qual as águas do lago derramavam em meio a uma grande queda lago abaixo. As ruínas desses vastos edifícios e do amplo lençol de queda d’água fechada até à entrada do vale de São Bento do jeito como ele percebia quando vinha de Enfide; nos dias de hoje o estreito vale se deslumbra diante de nós, fechada apenas pelas montanhas distantes.

O caminho continua a subir, e ao lado da ravina, no qual se pode correr, torna-se acentuada, até que alcancemos uma caverna acima da qual a montanha agora se eleva quase perpendicularmente, enquanto no lado direito, ela alcança uma rápida descida para baixa para onde, na época de São Bento, cinco cem metros abaixo, se lançava as águas azuis do lago. A gruta tem uma grande abertura de formato triangular e apresenta cerca de dez metros de profundidade. No seu caminho para Enfide, Bento encontrou um monge, Romanus, cujo mosteiro ficava acima do precipício da montanha que prendia a caverna. Romanus contara a Bento os motivos que o levaram a Subiaco, e que lhe fez vestir o hábito de monge. Por seu conselho Bento se tornou um eremita e por três anos, desconhecido para os homens, viveu nesta caverna que ficava acima do lago. São. Gregório nos conta pouco sobre esses anos. Ele agora fala de Bento já não como um jovem (fedorento), mas como um homem (viril) de Deus. Romanus, nos diz por duas vezes, que servia o santo de todas as maneiras que podia. O monge aparentemente o visitava freqüentemente, e em dias pré estabelecidos lhe trazia comida.

Durante estes três anos de solidão, quebrado apenas por ocasionais comunicações com o mundo exterior e com as visitas de Romanus, ele amadureceu tanto na mente como no caráter, em termos de conhecimento de si próprio e de seus companheiros, e, ao mesmo tempo ele se tornou não simplesmente um conhecido, mas angariou o respeito de muitos sobre si, tanto que com a morte do abade de um mosteiro, no bairro (identificado por alguns com vicovaro), a comunidade chegou-se a ele e lhe implorou para se tornar o seu abade . Bento estava familiarizada com a vida e a disciplina do mosteiro, e sabia que suas maneiras eram diferentes das da dele, por conseguinte, a partir da sua diversidade, jamais haviam concordado entre si: ainda, em comprimento, superar a sua súplica, ele deu o seu consentimento (ibid., 3) . O experimento fracassou; os monges tentaram envenenar ele, e ele retornou para a sua caverna. A partir deste momento seus milagres parecem ter se tornado freqüentes, e muitas pessoas, atraídas por sua santidade e caráter, vieram até Subíaco para receber sua orientação. Para eles ele construiu no vale doze mosteiros, em cada um ele colocou um superior com doze monges. Em um terceiro ele viveu com poucos, como ele pensava que seria mais lucrativo de serem melhor instruídos pela sua própria presença (ibid., 3). Ele manteve, no entanto, o pai ou abade de todos. Com a criação destes mosteiros começaram as escolas para as crianças, e entre os primeiros a serem levados foram Maurus e Placid.

São Bento passou o resto de sua vida realizando o ideal do monaquismo que ele havia retirado do seu Estado. Morreu em Monte Cassino, Itália, em 21 de março e foi nomeado o patrono protetor da Europa pelo Papa Paulo VI em 1964. Sua festa é consagrada no dia 11 de julho.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Santo Antônio Percierskij


10/07 - Antônio, que antes se chamava Antipas, nasceu na Ucrânia no ano de 983. Percierskij, na realidade, não é o seu sobrenome, mas sim um apelido e tem um significado: "da gruta". Trata-se de uma referência à cela, escavada por ele mesmo, no vale de Dnjepr, próximo a Kiev, que deu origem à vida monástica russa.

Antônio "da gruta", desde a adolescência, sempre buscou a solidão das cavernas, típicas de sua região, para suas orações contemplativas. Depois viveu, até os quarenta e cinco anos de idade, peregrinando solitário pelos inúmeros mosteiros do monte Athos, na Grécia. Os registros indicam que ele permaneceu alguns anos no mosteiro de Esphigmenon, quando decidiu continuar a vida de penitência e oração na sua pátria. Foi assim que escavou a primeira gruta em Kiev.

Logo surgiram muitos seguidores, e curiosos, que se sentiam atraídos pelos ensinamentos e pela fama de santidade daquele homem de oração e penitência. Todos queriam aprender com o monge sábio e justo, que nunca se mostrava irritado. Era um homem manso e silencioso, pleno de misericórdia com todos. Essa sua personalidade foi muito bem retratada pelo fiel discípulo Nestor, ao escrever "Histórias dos tempos passados".

Contudo Antônio insistia em viver solitário, enquanto os seus seguidores formavam uma comunidade. Com sua permissão, foram construindo várias celas pela região e, depois, uma primeira igreja. Assim, em 1051, surgiu o "Mosteiro das Grutas", cuja arquitetura foi projetada integrando as grutas escavadas por esses monges primitivos.

Esse mosteiro se tornou um dos centros religiosos mais importantes de toda a Rússia. A sua comunidade se tornou famosa pela caridade, instrução, prestígio cultural e pelo esplendor da liturgia ortodoxa cristã. Além das belas igrejas que iam surgindo, consideradas verdadeiras obras de arte da arquitetura eslava. Antônio não desejava dirigir todo esse movimento, mas tinha noção exata do que ocorria. Por isso manteve-se como o exemplo da comunidade e a direção ele confiou ao seu discípulo Teodósio, que sedimentou e estabeleceu as regras da vida monástica.

Por perseguição política, Antônio foi obrigado a abandonar Kiev em 1055. Foi refugiar-se próximo a Cernigov, onde criou um outro mosteiro, conservando a regras de vida do anterior, imprimindo a sua marca pelo exemplo na oração, penitência e caridade. Mas no mosteiro de Kiev, haviam permanecido alguns religiosos, guiados pelo discípulo Teodósio, que é considerado co-fundador do mosteiro. Por isso Antônio conseguiu retornar clandestinamente e lá permaneceu recluso até a sua morte, no dia 10 de julho de 1073.

Do Mosteiro da Gruta de Kiev original restou uma parte não muito grande, pois nos anos de 1299 e 1316 foi quase destruído pelas invasões dos tártaros. Em1926, foi fechado pelo regime comunista. Só em 1988 ele foi reaberto definitivamente. Hoje, ele faz parte do patrimônio da humanidade, como um monumento tombado e conservado pela Unesco.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Beatos Agostinho Zhao Rong e 119 Companheiros Mártires

09/07 - A Igreja Católica levou a luz do Evangelho ao povo chinês a partir do século V. No seguinte, já existia a primeira igreja católica e a primeira sede episcopal, na cidade de Beijin. A adaptação da liturgia católica foi possível porque o cristianismo era visto, naquele período, como uma realidade que enriquecia e não se opunha aos mais altos valores das tradições do povo chinês. Para o qual, o sentimento de natural religiosidade é uma das características mais profundas da história de sua nação, de todos os séculos.

A Igreja Católica deu um novo impulso na evangelização da China após a divulgação de vários decretos imperiais. Estes concediam liberdade religiosa para todos os súditos e autorizavam os missionários a evangelizar em seus vastos domínios. Mas, a questão dos "rituais católicos chineses" começou a irritar o imperador que, influenciado pela perseguição aos cristãos no Japão, resolveu promover a sua também.

No início a perseguição ocorreu disfarçada e veladamente. Os massacres sangrentos dos cristãos só começaram em 1648. Na época todos os decretos foram cancelados e as execuções autorizadas, apenas os que renegassem a fé seriam poupados. Do século XVII até a metade do século XIX muitos missionários e fiéis leigos foram mortos, inclusive Monsenhor João Gabriel Taurin Defresse, das Missões Exteriores de Paris, e que depois também foi beatificado.

Agostinho Zhao Rong era um soldado chinês que escoltou Monsenhor Dufresse até a cidade de Beijin e o acompanhou até sua execução por decapitação. Ele ficou muito impressionado com a serenidade e a força espiritual de Defresse que, apesar de torturado, não renegou a fé em Cristo. Foi assim que Agostinho se viu tocado pela luz da fé e rogou para que Defresse o convertesse. Depois, foi batizado e enviado ao Seminário de onde saiu ordenado sacerdote diocesano. Quando foi reconhecido como cristão, ele também sofreu terríveis suplícios carnais antes de morrer decapitado, em 1815. Entretanto, jamais renegou sua fé em Cristo.

No início de 1900 ocorreu a revolução comunista chinesa, provocada por motivos políticos reprimidos há anos, com novas ondas de perseguições aos cristãos. Porém, o motivo foi exclusivamente religioso, como comprovaram os documentos históricos. Desde então uma sangrenta exterminação aconteceu matando um número infindável de catequistas leigos, chineses convertidos, sacerdotes chineses e igrejas. Todos os nomes não puderam ser localizados, porque a destruição e os incêndios continuaram ao longo do novo regime político chinês. A última execução em massa de cristãos na China, que se tem notícia, foi em 25 de fevereiro de 1930.

No ano do Jubileu de 2000, Papa João Paulo II proclamou Beatos, Agostinho Zhao Rong e 119 Companheiros Mártires da China. Eles passarão a ser venerados e homenageados no dia 09 de julho, pois constituem um exemplo de coragem e de coerência para todos cristãos do mundo.



domingo, 8 de julho de 2012

Beato Eugenio III

08/07 -O papa Eugênio III nasceu em Montemagno, numa família cristã, rica e da nobreza italiana. Foi batizado com o nome de Píer Bernardo Paganelli, estudou e recebeu a ordenação sacerdotal na diocese de Pisa, centro cultural próximo da sua cidade natal.

Possuía um temperamento reservado, era inteligente, muito ponderado e calmo. Segundo os registros da época, em 1130 ele teve um encontro com o religioso Bernardo de Claraval, fundador da Ordem dos Monges Cistercienses e hoje um santo da Igreja. A afinidade entre ambos foi tão grande que, cinco anos depois, Píer Bernardo ingressou no mosteiro dirigido pelo amigo e vestiu o hábito cisterciense.

Através da convivência com Bernardo de Claraval, ele se tornou conhecido, pois foi escolhido para abrir um outro mosteiro da Ordem em Farfa, diocese de Viterbo, sendo consagrado o abade pelo papa Inocêncio II. Quando esse papa morreu, o abade Píer Bernardo foi eleito sucessor.

Isto ocorreu não por acaso, ele era o homem adequado para enfrentar a difícil e delicada situação que persistia na época. Roma estava agitada e às voltas com graves transtornos provocados, especialmente, pelo líder político Arnaldo de Bréscia e outros republicanos que exigiam que fosse eleito um papa que forçasse a entrega do poder político ao seu partido. Muitas casas de bispos e cardeais já tinham sido saqueadas. Por isso os cardeais resolveram escolher o abade Píer Bernardo, justamente porque ele estava fora do colégio cardinalício, portanto isento das pressões dos republicanos.

Ele assumiu o pontificado com o nome de papa Eugênio III. Mas teve de fugir de Roma à noite, horas após sua eleição, para ser coroado no mosteiro de Farfa, em Viterbo. Era o dia 18 de fevereiro de 1145. Como a situação da cidade não era segura, o novo papa e seus cardeais decidiram mudar para Viterbo. Quando a população romana foi informada, correu para pedir sua volta. Foi assim, apoiado pelo povo, que o papa Eugênio III retornou para Roma e assumiu o controle da cidade, impondo a paz. Infelizmente, durou pouco.

Em 1146, Arnaldo passou a exigir a destruição total de Trívoli. Novamente o papa Eugênio III teve de fugir. Como se recusou a comandar o massacre, ele corria risco de morte. Teve de atravessar os Alpes para ingressar na França, onde permaneceu exilado por três anos.

Os conflitos não paravam, o povo estava sempre nas ruas, liderado por Arnaldo, e o papa teve de ser duro com os insubordinados da Igreja que se aproveitavam da situação. Nesse período, convocou quatro concílios para impor disciplina. Também depôs os arcebispos de York e Mainz; promoveu uma séria reforma na Igreja e na Cúria Romana em defesa da ortodoxia nos estudos eclesiásticos. Enviou o cardeal Breakspear, o futuro papa Adriano IV, para divulgá-la na Escandinávia, enquanto ele próprio ainda o fazia percorrendo o norte da Itália.

Só retornou a Roma depois de receber ajuda do imperador alemão Frederico Barba-Roxa, contra os republicanos de Arnaldo. Ainda pôde defender a Igreja contra os invasores turcos e iniciar a construção do palácio pontifício. Morreu no dia 8 de julho de 1153, depois de governar a Igreja por oito anos e cinco meses, num período tão complicado e violento da história. O papa Eugênio III foi beatificado em 1872.

sábado, 7 de julho de 2012

São Kitien Siang

07/07 - De antiga família cristã convertida em 1650, irmão de um sarcedote, pai de família, culto, dedicado médico, administrador da pequena comunidade cristã de ye-tcang-ten, era universalmente estimado e amado pelos seus excelentes dotes e pela sua generosidade. Muito fiel às práticas religiosas, queria que todos também o fossem, principalmente em família. Tantas qualidades que foram obscurecidas pelo vício do ópio. Tinha-se resignado a sofrer a maldita escravidão do yinn (tirania do ópio). Resistiu, caiu, volta a resistir e recair muitas vezes, até que o ópio o dominou.

No princípio, absolveram-no repetidamente, mas por último, sendo grave o escândalo, proibiu-lhe de receber a comunhão.

"Ah! Exclamou, tenho apenas uma esperança de salvação, o martírio, sem o martírio não conseguirei encontrar a porta do paraíso”.Esse comportamento paradoxal durou 30 anos. Na manhã de 07 de julho de 1900, cerca de 200 cães boxers entraram na sua aldeia.Marcos e os seus, em numero de 13 pessoas, refugiaram-se num cemitério local, mas foram traídos e levados presos para uma cidade vizinha, diante do mandarim.

Uma grande multidão de amigos e beneficiados imploravam para ele a graça de ser perdoado, mas esta só poderia ser-lhe concedida com a condição de renunciar à fé. Foi incitado pelos amigos para que apostasse para defender a vida. O nosso cristianismo vai tão longe como a dinastia Ming. Preferimos a morte à apostasia. Não podemos renegar a nossa fé.”

Não só não quis apostatar, mas nem mesmo entregar, quase como uma simulação de apostasia, as medalhas e os escapulários que ele e seus familiares levavam.Dignamente agradeceu aos presentes, reafirmou a sua fé e a dos presentes, cantando a ladainha de Nossa Senhora.

Num dos carros que o transportavam, o neto de 8 anos. anos,Francisco,perguntou:"Para onde nos levam,avô? O velho apontou para o céu e respondeu: "Voltamos para casa, meu menino.”Chegando ao lugar do suplício, Marcos disse aos seus: ”Meus filhos, não temais. O paraíso está aberto e próximo”. Depois, pediu como favor ser decapitado em último lugar. Queria estar certo de que ninguém faltaria ao encontro no além. Por fim dobrou a sua cabeça diante da espada. Era o dia 7-7-1900. Marcos tinha 61 anos.

Fonte: www.universocatolico.com.br