quarta-feira, 14 de novembro de 2012

São Gregório Palamás

14/11 - Também conhecido como São Gregório do Sinai. Nasceu em Constantinopla em 1296 e faleceu em Salonika em 1359. Foi canonizado pela Igreja Ortodoxa em 1368. Gregório Palamás é um dos maiores expoentes da doutrina ascética e mística, e sua prática e técnica provocaram grandes controvérsias na Igreja durante o século XIV.

O “Hesicasmo” teria sido condenado no Concílio de Constantinopla, em 1341, se não fosse a vigorosa defesa de São Gregório Palamás. Ele tinha o poderoso suporte dos monges do Monte Athos, mas seus escritos foram condenados e ele foi excomungado. Depois de certo tempo, São Gregório recebeu de volta os sacramentos e foi indicado Bispo de Thessalônica, em 1347, talvez por influência dos monges de Athos. Sua indicação reabriu a controvérsia.

Finalmente, depois de muitos estudos, a tese de São Gregório triunfou e seus ensinamentos foram declarados ortodoxos pela Igreja de Constantinopla, em 1351, mas ele já estava cansado e sua saúde seriamente abalada. Veio a falecer logo depois. Em 1368, oito anos após a sua morte, um Sínodo o declarou “Pai e Doutor da Igreja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário