quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Nossa Senhora do Rocio


15/11 - Apesar da Santíssima Mãe ser invocada sob o título de Virgem do Rocio desde o início do século XV, na Espanha; de ser festejada na mesma data; e da motivação da escolha do nome ser a mesma; a devoção não chegou no Brasil com os colonizadores europeus. O culto brasileiro à Nossa Senhora do Rocio nasceu numa aldeia do litoral do Paraná, sul do país, , logo após a aldeia de Paranaguá ser elevada à Vila, em 1648.

A antiga tradição revela que a imagem milagrosa apareceu ao pescador chamado Pai Berê. Era uma escultura de Nossa Senhora do Rosário, em estilo barroco que colocou num oratório em sua casa, onde passou a ser venerada pelos pescadores locais.

Como a invocação de Nossa Senhora passou "do Rosário" para "do Rocio" a tradição não diz, nem os registros históricos. Com certeza o título foi escolhido por analogia à palavra "rocio", que na linguagem antiga significa "orvalho".

Por algumas décadas, as famílias dos pescadores dessa baía paranaense veneraram a Virgem do Rocio.

Em 1686. uma terrível peste ameaçava dizimar toda a população. Mas, graças ao favor da Virgem, a epidemia foi varrida do litoral. A veneração à essa imagem milagrosa se difundiu.

De tal modo, que as peregrinações e romarias se intensificavam mais ainda na sua festa, sempre celebrada em 15 de novembro.

A primeira capela de Nossa Senhora do Rocio, erguida junto ao porto de Paranaguá, local onde o pescador a encontrou, acabou se tornando pequena para acolher todos os devotos. Através dos anos, a Santa do Rocio atendeu seus devotos com muitas graças e prodígios, que se repetiram em inúmeras ocasiões, por isso, acabou eleita padroeira do povo paranaense.

Em 1939, Nossa Senhora do Rocio foi declarada Padroeira do Paraná, pelo Bispo dessa diocese. A proclamação canônica foi concedida pelo Papa Paulo VI, em 1977. Nessa solenidade, manteve o dia tradicional de sua festa e indicou a paróquia do Rocio em Paranaguá, como seu Santuário. No Natal de 2003, essa paróquia recebeu o título oficial de Santuário Estadual.

Um comentário: