sexta-feira, 20 de julho de 2012

Santo Aurélio

20/07 - Figura exemplar de bispo, Santo Aurélio dirigiu á Igreja de Cartago, na África dos anos 392 à 429. Como diácono distinguiu-se pela sua caridade para com os pobres e pelo zelo e pureza do culto da liturgia.

Aurélio foi contemporâneo e amigo de Santo Agostinho. Agostinho estimava Aurélio pelo zelo, ação pastoral e santidade de vida. Aurélio talvez não tivesse muita preparação literária, como Agostinho, mas era homem de Deus, formado na Tradição eclesiástica, verdadeiro pastor homem de governo, piedade e prudência.

Como bispo da mais antiga diocese da África Latina, Cartago, Aurélio tinha direitos superiores sobre todos os bispos da região, que eram quase trezentos.

Agostinho que era da sede episcopal de Hipona, vizinha de Cartago diz muito sobre Aurélio: que era cuidadoso para com as coisas divinas, interditou as ruidosas e mundanas festas por ocasião da comemoração dos mártires. Eliminou os últimos sinais do culto pagão em Cartago. Deu liberdade aos sacerdotes de pregar na igreja catedral, até então privilégio só do bispo. Introduziu o canto, dos Salmos durante as funções litúrgicas.

Durante seus quase quarenta anos de episcopado, Aurélio convocou e dirigiu vinte sínodo de bispos, onde lutou pela unidade da fé e contra as heresias que dividiam a Igreja.

Das atas dos sínodos se deduz que Aurélio desfrutava de grande prestígio. Os bispos chamavam-no de “Santo Papa Aurélio”.

Era estimado pelo Papa Santo Inocêncio I e por São João Crisóstomo, o grande patriarca de Constantinopla. Aurélio faleceu no fim do ano 429, poucos meses antes de Agostinho.

A Igreja Africana, desde o século VI comemora sua morte no dia 20 de julho e a Igreja Universal o colocou no catálogo dos santos.

Fonte: www.meninojesusdepraga.org.br por Regina Céli Pinhata Novelini













Nenhum comentário:

Postar um comentário