terça-feira, 12 de junho de 2012

São João de Sahagún

12/06 - João nasceu no princípio do século XV (por volta de 1430) em Sahagún, reino de Leon – Espanha, após 16 anos de fervorosas orações de seus pais para que Deus os abençoasse com a graça de terem filhos.

João estudou em sua cidade natal no mosteiro Beneditino de São Fagondez e desde pequeno mostrava sinais de santidade.

Apesar de pertencer a uma família que lhe garantia uma vida com renda substancial, João não almejava posições confortáveis e renunciou aos benefícios eclesiásticos que seu pai lhe conseguira, deixando sua família muito desapontada, mas mantendo sua convicção de que os benefícios eram contrários aos desígnios de Deus.

Já tendo sido ordenado sacerdote, Pe João permanecia fiel a seus valores, buscando sempre uma forma de servir melhor a Deus, zelando especialmente pela salvação das almas.

Acreditando que uma melhor compreensão de teologia lhe permitiria uma entrega mais completa a Deus, obteve de seu bispo permissão para ir estudar teologia em Salamanca. Enquanto prosseguia com os estudos dedicou-se a pregação.

A maneira de catequizar de Pe João e sua devoção a Santa Missa deixavam transparecer o poder de sua santidade pessoal.

Ainda em busca de um caminho que lhe aproximasse mais de Deus, Pe João escolheu entrar na ordem dos Agostinianos, tornando-se Frei João, emitindo seus votos em 28 de agosto de 1464.

O caminho escolhido por Frei João era evidente aos olhos de todos…

■Fr João era profundamente devoto da Eucaristia e o próprio Deus se manifestava a ele no Santíssimo Sacramento e Fr João O via com seus próprios olhos.

■Fr João tinha o dom de penetrar nos segredos da consciência e não era fácil enganá-lo. Por isso, quem o procurava acabava por fazer sempre uma boa confissão.

■Fr João também visitava as viúvas, os necessitados, os enfermos e a todos os que sofriam aflições, consolando-os com palavras e pedindo auxílio àqueles que poderiam socorrê-los com bens materiais.

■Fr João era mediador da paz e da concórdia, colocando fim às hostilidades. Quando foi para Salamanca estudar teologia a cidade inteira estava dividida e havia por lá muitos criminosos. Através de suas constantes iniciativas de paz a cidade se modificou e ele tornou-se um dos padroeiros de Salamanca.

Além de infatigável pregador, manso e humilde, de mediador da paz,de defensor dos direitos dos humildes e trabalhadores, Fr João era também muito corajoso e não deixava de denunciar os erros da impureza e de dizer sempre a verdade, no tempo e nos lugares oportunos.

Com isso Fr João também sofreu muitas perseguições e foi defendendo a santa pureza que acabou sendo morto envenenado por uma senhora de origem nobre cujo amante havia sido convertido por Fr João e retornado a vida familiar cristã.

Após grande sofrimento Fr João faleceu em 11 de junho de 1479, em Salamanca. Seu culto porém foi modificado para 12 de junho, dia em que foi declarado santo pela Igreja em 1690.

Nenhum comentário:

Postar um comentário