segunda-feira, 9 de abril de 2012

Santa Cacilda



09/04 - Cacilda era filha de um terrível inimigo de Nosso Senhor Jesus Cristo: Adelmão, rei de Toledo que, ao saber que este ou aquele súdito era cristão, ordenava aos seus homens que o prendesse e o atirassem às masmorras.

Ali, bandos de cristãos permaneciam dias e dias sem qualquer alimento, abandonados à própria sorte. Cacilda sofria em silêncio, o pensamento nos pobres relegados ao deus-dará.

Um dia, decidiu-se. Havia de alimentá-los, às escondidas, acontecesse o que acontecesse. E passou, ajudada pela escuridão da noite, a levar pão aos prisioneiros. Não demorou muito, Adelmão veio a saber do que estava acontecendo e, querendo certificar-se por si mesmo, começou, disfarçadamente, a vigiar a filha.

Uma noite, a santa moça levava, como de costume, vários pães aos sofredores das masmorras, escondidos sob seu manto. De repente, o pai, saindo das sombras de uma coluna, interceptou-lhe os passos e, perguntando à jovem o que levava sob o manto, ordenou-lhe que o abrisse.



Cacilda, obediente, entreabriu, calmamente, o longo manto, e Adelmão, decepcionado, viu, perfumadamente apertado ao colo da filha, um grande e fresco molho de rosas.

O rei, então, deixou-a prosseguir, envergonhado. E assim que a jovem princesa chegou aos pés dos cativos, as rosas já haviam voltado a ser que de fato eram - pães!

Catecúmena que era, ardendo por receber o batismo, Deus enviou-lhe um mal considerado incurável, revelando-lhe, pouco depois numa visão, que recuperaria a saúde se fosse a Burgos e ali se banhasse nas águas do lago de São Vicente.

Insistentemente, Cacilda rogou ao pai a permissão para ir àquela cidade. E Adelmão, cedendo aos pedidos da filha, acabou concordando. Desta forma, Cacilda se curou e, em agradecimento a Deus, a doce princesa ergueu, perto do lago, um oratório numa casinhola onde, depois de ser batizada, passou o resto da vida, falecendo santamente em 1007.

Devido aos milagres que lhe foram atribuídos, o culto de Santa Cacilda de Toledo espalhou-se rapidamente por toda a Espanha. Esta data, 9 de Abril, é a que lhe celebra a translação de suas relíquias para a igreja de Burgos.


Fonte: //hagiosdatrindade.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário