quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

São Gregório de Narek



29/02 - Nasceu na Armênia pelo ano de 944, e faleceu em Narek (Turquia) mais ou menos em 1010. É um dos grandes poetas da literatura universal As suas OBRAS-PRIMAS andam dispersas no Livro das orações, trabalho de cerca de 20.000 versos que ele dizia ter composto em três anos.


Entrou ainda jovem no mosteiro de Narek, governado por Ananias, o Filósofo, seu tio materno. Aí devia passar a vida inteira. Logo que foi ordenado sacerdote, encarregaram-no de formar os noviços e ao mesmo tempo de reformar os conventos vizinhos. Tais encargos, vindo somar-se aos talentos que tinha, valeram-lhe grandes inimizades e perseguições. Acusaram-no de heresia, para o lançar definitivamente na sombra. O Sinaxário armênio narra como Deus veio em auxílio do seu poeta:


Entre os teólogos que tinham, os bispos armênios encontraram dois homens inteligentes que mandaram examinar qual era a heresia de Gregório. Estes, nada desejosos de se medir com tão alto espírito, combinaram chegar a Narek numa sexta-feira e oferecem-lhe uns pombos assados. "Se ele os comer, pensavam, é sinal de que é herege". Mas, quando lhos apresentaram, Gregório abriu a janela, bateu as mãos e disse aos pombos:


"Ide brincar, meus amiguinhos, o que se come hoje é peixe". Os animaizinhos ressuscitados voaram logo para as árvores. E os dois teólogos perderam o apetite; prostrando-se de joelhos, pediram a bênção ao santo e despediram-se para ir certificar os seus bispos de que, teologicamente falando, tal prodígio estava acima das leis da natureza, e que um herege não o poderia ter feito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário