domingo, 20 de novembro de 2011

Santo Edmundo Rich



20/11 - Edmundo Rich nasceu em Abington, perto de Oxford. Nesta cidade fez os seus estudos, seguindo depois para Paris onde os completou com sucesso e onde professou durante algum tempo ciências profanas.

Voltando para a sua Inglaterra natal, ensinou arte e matemática em Oxford onde se converteu, e ali foi depois ordenado sacerdote, continuado agora a professar, não ciências profanas, mas teologia.

Em 1222 foi nomeado tesoureiro da Catedral de Salisbúria, vindo a ser, 12 anos mais tarde — enquanto pregava uma cruzada decidida pelo Papa Gregório IX —, em 1234, nomeado arcebispo de Cantuária onde batalhou com grande ardor pela disciplina e justiça.

Edmundo Rich era um pregador eloquente, um teólogo eminente e um conselheiro procurado por muitos dos seus contemporâneos, o que o levou a tornar-se também o conselheiro do Rei Henrique III (1216-1272). Mais tarde presidiu a ratificação por Henrique III da Carta Magna em 1237. Mas quando o Cardeal Olt se tornou o Legado Papal com a protecção de Henrique, Edmundo protestou.

Um desgastante e demorado feudo se fez entre o Rei e Edmundo e finalmente em 1240 ele abdicou de seu posto e da sua diocese. Foi para a França onde foi acolhido por S. Luís, rei de França e entrou no mosteiro Cisterciense de Pontivy, onde desejava repousar.

Ele morreu em Soissons no dia 16 de Novembro de 1240.

Foi canonizado em 1246.

No dia 27 de Maio de 1247, durante uma cerimónia à qual participaram S. Luís, seus irmãos e irmãs, assim como a mãe do rei, Branca de Castela, o seu túmulo foi aberto e procedeu-se ao reconhecimento dos seus restos mortais.



Fonte://alexandrinabalasar.free.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário