segunda-feira, 3 de outubro de 2011

São Tomás de Hereford



03/10 - Vem-nos dos séculos passados, do seio de uma família normanda esta figura de bispo piedoso e austero, fosse muito embora de feição forte e turbulenta. Seu pai, Guilherme, era mordomo da casa real e sua mãe era condessa de Evreux e Gloucester.

Nascido em 1218 em Hambledon, BucKinghamshire, foi educado pelo seu tio bispo Orcester. Aos 19 anos, vemo-lo em Oxford, donde, por causa de uma revolta de estudantes, se retirou, pouco depois, a Paris.Foi ordenado sacerdote em 1245, no concílio de Lião, e obteve do Papa o privilégio de conservar numerosos benefícios eclesiásticos.



Prosseguiu os estudos de Direito Civil, em Orleans, e Cânones, em Paris, voltando para Oxford, onde tomou posse do lugar de chanceler da Universidade. Com tal estatuto, participou nas lutas de poder entre os barões ingleses e Henrique III Aderindo ao partido de Simão de Monfort, chegou a chanceler de Inglaterra, em 1264. Todavia, permaneceu no cargo apenas um ano, pois, perdida a luta, a sua facção ficou sem lugares para representar.

Regressa a Paris como professor. Volta a Oxford e faz o doutoramento. Em 1273, é de novo, nomeado chanceler da Universidade, cargo que acrescenta ao de primeiro cantor de York, arquidiácono de Stafford, detentor de quatro conezias e muitas paróquias regidas, através de vigários.Conta a história ter feito várias visitas às suas terras, a fim de se inteirar acerca da assistência eclesiástica efetivada pelos seus delegados.

Aos 57 anos, foi nomeado bispo de Hereford cujo estado, devido à debilidade de seus predecessores e aos acontecimentos políticos de então, era lastimoso. Restabeleceu os antigos direitos da mitra, eliminando usurpadores leigos e eclesiásticos das terras pertencentes à catedral. Visitou a diocese inteira, reformou o clero. Entrou em conflito com o arcebispo de Canterbury, John Pechan, por questões de testamentos e matrimônios concernentes à jurisdição metropolitana e também por causa das relações do arcebispo com os seus sufragâneos. Embora a questão tivesse sido resolvida em Roma, o conflito degenerou e Pechan excomungou Tomás.

Este apresentou-se a Martinho IV, em Orvieto de quem recebeu um caloroso acolhimento, fazendo-lhe justiça.Entretanto, a 25 de Agosto de 1282, morre em Montefiascone, com fama de santo, pois, ao receber a ordenação episcopal, impôs a si mesmo um regime de rigoroso ascetismo, usando até, com freqüência, cilícios a fim de poder dominar o seu exaltado temperamento. Foi sepultado na abadia de S. Severo em Orvieto, porém levaram o seu coração a Edmundo, duque de Cornualha que o sepultou em Ashridge. Mais tarde, alguns ossos foram trazidos para a sua antiga catedral, onde o povo lhe começou a prestar piedoso culto.

Foram tantos os milagres realizados junto da sua tumba que Hereford se tornou um santuário continuamente visitado por inúmeros peregrinos.O seu sucessor e amigo pessoal, Ricardo Suinfield, com o apoio do rei Eduardo I, de quem Tomás fora conselheiro e confidente leal, fez o pedido para a sua canonização. Feita a investigação papal, foi canonizado por bula de João XXII, em 1320.



Fonte: ocdsprovinciasaojose.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário