sábado, 7 de abril de 2012

São Germano José




07/04 - Germano nasceu no ano 1150 em Colônia, na Alemanha, de uma família poderosa e abastada que, ainda na sua infância, perdeu todas as suas posses e passou a viver na pobreza. Mas o que marcou mesmo os tempos de criança de Germano foram as aparições da Virgem Maria, que são contadas em muitas passagens de sua vida, fatos registrados pela Igreja e narrados pela tradição dos fieis.

Esses registros não ocorreram só na sua juventude, como durante toda a sua vida. Apesar da falência da família, graças aos próprios esforços ele estudou e se formou nas ciências humanas, assim como, depois conseguiu o que mais desejava: ingressar num convento para sua formação religiosa, que foi na Ordem dos Praemonstratenses.

Quanto as revelações narra a tradição que desde muito pequeno Germano conversava horas e horas com Nossa Senhora. Certa vez teria trazido uma maçã para lhe oferecer e Ela estendeu a mão para apanhar a fruta. Em outra ocasião, teria brincado com o Menino Jesus sob o olhar da Virgem Mãe, que lhe teria apontado uma pedra do piso da igreja, sob a qual Germano sempre acharia dinheiro para seus calçados e roupas, já que o pai não podia mais lhe oferecer nem o mínimo necessário para sobreviver. Mais velho, conta-se que ao rezar diante do altar de Maria uma estranha luz o cercava e ele entrava em êxtase contemplativo.

No fim da vida, ao visitar um convento de religiosas, vizinho ao seu, determinou o lugar onde queria ser enterrado. Era mais um aviso antecipado, pois ali morreu dias depois, durante uma missa, no dia 07 de abril de 1241. Foi enterrado onde desejava. E desde então sua sepultura se tornou um local de peregrinação, onde os devotos agradeciam e obtinham graças por sua intercessão, inclusive com a cura de doenças fatais, segundo a tradição dos fiéis.

Entretanto, muito tempo depois, quando do seu traslado para o convento onde vivera e trabalhara, por ordem do Bispo, descobriu-se que seu corpo ainda não tinha sinais de decomposição.

Germano José foi beatificado em 1958 pelo Papa Pio XII. Dois anos depois o Papa São João XXIII aprovou seu culto litúrgico para o dia 07 de abril e autorizou que ao lado do seu nome fosse colocada a palavra Santo. Em 1961 a igreja de Steinfeld que guarda suas relíquias mortais foi declarada Basílica Menor.


Fonte: www.diaconoalfredo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário