sexta-feira, 23 de março de 2012

São Turíbio de Mogrovejo



23/03 - Enquanto São Turíbio agonizava, numa capelinha indígena numa aldeia do Peru, a seu pedido eram tocados ao som de uma harpa os salmos 116 e 31. Alguns minutos antes, tinha se desfeito das roupas que usava para dá-las aos índios paupérrimos que o acompanhavam na hora da morte.



Um gesto que mostra bem como foi a vida deste arcebispo de Lima, que durante os vinte e cinco anos que passou naquele país, protegeu os índios e os pobres diante da violenta dominação dos conquistadores espanhóis.



Turíbio nasceu em 1538, em León, Espanha, no seio de uma família nobre e rica. Estudou em Valadolid, Salamanca e Santiago de Compostela. Era licenciado em direito e foi membro da Inquisição, até ser nomeado Arcebispo de Lima. O mais pitoresco é que só se tornou padre um ano depois.



Chegando à América Latina em 1581, ficou espantado com a miséria espiritual e material em que viviam os índios. Aprendeu sua língua e passou a defendê-los contra os colonizadores, que os exploravam e maltratavam. Era venerado pelos fiéis e considerado um defensor enérgico da justiça, diante dos opressores.



Apoiado pela população, organizou as comunidades de sua diocese e depois reuniu assembléias e sínodos, convocando todos os habitantes para a evangelização. Sob sua direção, o Sínodo Provincial de Lima, em 1582, foi comparado ao célebre Concílio de Trento.



Conta-se que neste sínodo, irônico, Turíbio desafiava os espanhóis, que se consideravam tão inteligentes, a aprenderem uma nova língua, a dos índios.



Quando enviou um relatório a Felipe II, rei da Espanha, em 1594, dava conta de que havia percorrido 15 mil quilômetros e administrado a crisma a sessenta mil fiéis. Aliás, tendo três santos entre os crismados: Rosa de Lima, Francisco Solano e Martinho de Porres.



São Turíbio de Mogrovejo foi canonizado em 1726.



Nenhum comentário:

Postar um comentário