segunda-feira, 15 de março de 2010

São Clemente Hofbauer


15/03 - Certo dia numa taberna de Varsóvia entrava um sacerdote pedindo esmola um jogador ao vê-lo o insulta e lhe cospe na cara. O padre enxuga o rosto e diz tranquilamente: “Amigo, isso é para mim, peço-lhe agora alguma coisa para meus órfãos”. O malcriado sentiu-se vencido e lhe deu generosa oferta tornando-se amigo daquele humilde sacerdote, que se chamava Clemente Hofbauer: o santo que a Igreja hoje comemora.

Clemente nasceu na Moravia em 26 de dezembro de 1751, de pais muito humildes e pobres, mas muito piedosos.

Foi o nono de uma família de doze irmãos e quando tinha apenas 7 anos seu pai faleceu. A mãe, santa senhora, consolou Clemente e diante do crucifixo lhe disse: “Meu filho, de hoje em diante é este teu Pai procura andar sempre no caminho que lhe é agradável”.

Os exemplos e bons conselhos da sua mãe sempre eram seguidos por Clemente que em casa, na escola, na igreja se destacava como modelo para seus irmãos e companheiros.
Manifestava sempre o desejo de ser sacerdote e missionário mas devido sua precária situação financeira nunca lhe era possível.

Certa ocasião já com 34 anos de idade consegue entrar na Congregação dos padres Redentoristas em Roma, e se tornar sacerdote juntamente com seu amigo e conterrâneo Tadeo Huezl.

Terminando os estudos Clemente deseja poder fundar em sua terra, na Áustria a Congregação do Santíssimo Redentor.

Lá em Viena foi impossível a instalação desta Congregação pois o governo de José II da Áustria era completamente contra, tanto na capital como em qualquer outra parte do império.

Depois de consultar seus superiores, resolvem ir para Varsóvia na Polonia, e lá se instalam na Igreja de São Benone surgindo ai um apostolado bem prodigioso, curando almas numa colônia de alemães.

Diariamente havia na igreja duas práticas em alemão e duas em polonês. As confissões e comunhões aumentavam cada dia.

Com fé inabalável na Providência Divina foi empreendendo obras de caridade e salvando almas e num espaço de poucos anos fundou três conventos redentoristas.

As contínuas guerras deixavam o povo na miséria e a sorte das crianças também comovia muito o homem de Deus Clemente, o qual fundou um abrigo onde cuidava dessas crianças com o pão material, espiritual e estudos.

Certa época o governo mandou fechar essas casas e levou presos os religiosos. Depois de passar este conturbado período Clemente voltou para Viena e conseguiu realizar seu sonho: por 12 anos foi a alma da renovação religiosa na Áustria, principalmente em Viena.

Era amável, paciente e caridoso sem limites, amava a Igreja e a salvação das almas. Faleceu aos 70 anos em 15 de março de 1820 e nesse dia a cidade inteira de Viena chorou por ter perdido seu pai e apóstolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário