sexta-feira, 9 de março de 2012

Santa Catarina de Bolonha



09/03 - Nasceu em 8 de Setembro de 1413 em Bolonha, Itália. Também é conhecida como Catherine de Vigri.



Filha de um diplomata. A tradição diz que seu pai recebeu uma visão que ela iria nascer. Dama de honra da filha de uma marquesa recebeu a mesma educação da sua patroa. Professou com 14 anos na Ordem Terceira. Depois de estudar letras e artes, em 1431 pediu para se admitida no Mosteiro das Clarissas de Ferrara onde foi mestra de Noviças. Fundou um convento de Clarissas Pobres em Bolonha em 1456 onde foi Abadessa. Fazia milagres e ainda era profetisa e tinha revelações místicas. Também era pintora e decifrava manuscritos como se estivesse iluminada por um anjo. No dia de Natal recebeu uma visão de Jesus nos braços de Maria. Esta visão pintou num quadro que se encontra no Museu do Vaticano.



Morreu a 9 de Março de 1463 em Bolonha, Itália e foi enterrada sem caixão e não foi embalsamada. Exumada dezoito dias depois, devido a milagres que ocorriam junto de sua tumba, o odor de perfume exalou de seu túmulo e o seu corpo estava incorrupto. Perante isso foi chamado o doutor Maestro Giovanni Marcanova que examinou o corpo e não pôde explicar o facto. Assim o seu corpo foi vestido com roupa limpa e colocado numa cadeira, numa capela especial, atrás de barras e vidros onde está ainda hoje.



Na arte litúrgica da Igreja, Santa Catarina é mostrada como uma Clarissa Pobre carregando o Menino Jesus ou num trono com um livro, ou ainda com uma cruz sobre seu peito e descalça.



Escreveu “ Tratado em armas espirituais”e “Revelações”. Foi canonizada a 22 de Maio de 1712 pelo Papa Clemente XI.



É padroeira da Academia de arte de Bolonha, dos pintores e das artes liberais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário