domingo, 7 de novembro de 2010

São Wilibrordo


07/11 - São Wilibrordo nasceu em Nortúmbria no ano de 658; seu zêlo pela difusão do Reino de Deus será o único motivo de sua dinâmica existência. Este monge, que os biógrafos descrevem de pequena estatura, de cabelos negros, de delicada constiuição, com olhos profundos e vivos, encarna o tipo ideal ocidental; trabalhador que não conhece pausa nem crise de desânimo; austero, prudente, leal, tenaz, devoto do papa. Formado na abadia inglesa de Ripon, com idade de vinte anos fora à Irlanda para aperfeiçoar sua cultura teológica sob a guia do abade Egberto, que aos trinta anos o consagrou sacerdote.

A evangelização da Alemanha do transreno teve início no século VII, no fim a época merovíngia, por obra dos monges irlandeses e anglo-saxões, e atingiu o máximo desenvolvimento no século seguinte com a ação missionária de São Bonifácio. O primeiro a desembarcar na Frísia, nos Países Baixos, foi Wilfrido de York. Depois o abade Egberto, mestre de vida espiritual da época, aí mandou Wilibrordo.

Para erigir a nova sede diocesana na Frísia, Wilibrordo foi de novo a Roma, onde o Papa Sérgio I, a 21 de novembro de 695, o consagrou Bispo, com o nome de Clemente (24 anos mais tarde Gregório II fez o mesmo com o monge saxão Wilfrido-Bonifácio). A partir desse momento seria difícil enumerar todas as viagens do infatigável missionário, das margens do Reno até a Dninamarca. Fundou em Echternach (Luxemburgo) um pequeno convento. Foi homem de ação e de oração, e sobretudo grande organizador, com destacado senso de comando, que lhe permitiu, graças também à formação de Bispos auxiliares (uma novidade para o Ocidente), evitar as divisões das Igrejas com a consequente dispersão da atividade pastoral.

São Wilibrordo morreu aos oitenta e um anos de idade, no dia 07 de novembro do ano 739, no convento de Luxemburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário