sábado, 21 de agosto de 2010

Santa Humbelina


21/08 - Ela nasceu no castelo dos Fontaines de Dijon na França, filho de Tescelin Sorrel e Aleth de Montbard em 1092 e era irmã de São Bernardo Claraval, França. Casou-se e era socialmente popular. Humbelina visitava freqüentemente o seu irmão e acabou sendo convertida por ele. Ela se tornou uma ardorosa devota da Paixão de Cristo e desejava entrar para um mosteiro. Logo depois recebeu permissão do seu marido, Guy de Marcy, para viverem separados e ela entrou para o Monastério Beneditino em Jully-Les-Nonnais e algum tempo depois ela se tornou Abadessa do Mosteiro.

Dia a tradição que ela influenciou o irmão a escrever o “De Consideratione” que é considerado um tesouro de fé e várias de suas cartas demonstram uma extraordinária fé em Jesus e na Virgem Maria.

Diz ainda a tradição que ela curava certas doenças apenas com sua benção e oração, inclusive doenças contagiosas sem nunca contrair nenhuma delas.

Faleceu de causas naturais nos braços de seu irmão (São Bernardo Claraval, Doutor da Igreja) em 12 de fevereiro de 1135 e logo seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.

Foi canonizada em 1763. Sua festa é celebrada no dia 21 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário