terça-feira, 25 de maio de 2010

Santa Maria Madalena de Sophie Barat


25/05 - O pai de Madalena, Jaques Barat possuía uma pequena videira e tambem trabalhava como tanoeiro. Luiz seu irmão mais velho aos 22 anos se tornou um padre e o padrinho de Madalena estava determinado a dar a ela uma educação pelo menos igual ou melhor que qualquer rapaz da época. Ele tambem impôs estrita disciplina e Madalena amava sua lições e aprendeu Latin e Grego. Seu irmão a levou para Paris onde ela estudou religião. Madalena cresceu e tornou-se uma linda mulher mas estava determinada a servir a Deus e foi ser uma irmã Carmelita, mas Deus tinha outros planos para ela. Um grupo de padres franceses do Sagrado Coração de Jesus decidiu estabelecer uma Sociedade de mulheres devotadas a ensinar garotas o que seria a contrapartida feminina dos jesuítas. O líder Joseph Varin, um jesuíta, ouviu falar em Madalena e seu irmão e em 1800 a e mais três irmãs e fundaram uma sociedade para educar crianças e jovens. Eles começaram a primeira escola na Sociedade do Sagrado Coração de Jesus em Maiens em 1801.

Madalena tinha apenas 23 anos– a mais jovem das companheiras- mas foi unanimemente eleita a Superiora da Ordem. Ela dirigiu a ordem por 63 anos. A Sociedade se espalhou pela França e absorveu uma comunidade das " Irmãs da Visitação" em Genoble em 1804 (entre elas a Beata Philippine Duchesne ) que levou a Sociedade para os Estados Unidos em 1818. Os tempos não eram fáceis. A Ordem quase quebrou no início devido a ambição dos capelães em Amiens, mas a paciência e o tato de Madre Barat e do Padre Varin prevaleceram e juntos escreveram as Regras da Sociedade que foram finalmente adotadas em 1815, e formalmente aprovadas pelo Papa Leão XII em 1826.

A revolução francesa de julho em 1830 baniu o noviciado e eles foram para a Suíça. Santa Madalena Barat viveu uma vida de extraordinário trabalho e sua Ordem tornou-se uma das congregações mais conhecidas e os seus institutos passaram a ser os mais eficientes da Igreja Católica Romana. O segredo de sua resistência e determinação era o espirito religioso que inspirava todos as suas realizações e ela possuía um sabedoria e visão com um notável grau de modéstia e atração. Em 1865 a Sociedade já havia fundado 105 casas e escolas em 12 países. Faleceu em Paris em 21 de maio de 1865 e foi canonizada em 1925.

Nenhum comentário:

Postar um comentário